- 19 de setembro de 2024
- Por: Adriana Básica Comunicação
- Categorias: Atualidades, Carreira, Cursos, Cursos e Formação, Eventos, Gestão
Na última quarta-feira (18), a ABRH-PR realizou uma reunião do Grupo de Aprendizado e Conexão – Remuneração, tendo como tema principal “Pesquisa Salarial”. Na ocasião, a Coordenadora de Remuneração da Carreira Muller, Juliana Castro, fez uma apresentação sobre a importância de conduzir análises de forma estratégica para alinhar as práticas de remuneração das empresas às tendências de mercado.
Durante o encontro, Juliana destacou como as pesquisas salariais fornecem importantes dados para atrair e reter talentos, garantindo competitividade e justiça interna. Ela também abordou a necessidade de análise criteriosa dos resultados e a aplicação de ajustes salariais de acordo com a realidade econômica e os objetivos de cada contexto.
“É necessário desenvolver estratégias que garantam o equilíbrio interno e externo das empresas, para que os salários sejam justos tanto dentro da organização quanto em comparação ao mercado. Esses processos são essenciais para atrair as pessoas certas, reter os melhores talentos e manter os colaboradores constantemente motivados. São fatores fundamentais não apenas para o sucesso imediato, mas também para garantir a sustentabilidade a longo prazo”, exemplificou.
Equidade e transparência salarial
A especialista também chamou a atenção para a crescente necessidade de equidade e transparência salarial nas empresas, questionando se as organizações estão de fato realizando análises voltadas à identificação e correção de distorções salariais. A falta de ações, inclusive, tem levado à autuação de algumas empresas devido a irregularidades legais.
Segundo uma pesquisa realizada pela Carreira Muller, cerca de 25% das empresas ainda não realizaram análises para averiguar essa situação, evidenciando um risco significativo tanto em termos de conformidade legal quanto de impacto negativo na imagem corporativa e retenção de talentos.
Opção por consultorias especializadas
Com mais de seis anos de experiência em consultoria de remuneração, a especialista reforçou que, se necessário, as empresas devem avaliar a possibilidade da contratação de consultorias especializadas no assunto. Com dados precisos e metodologias validadas, pode ser uma opção para que as organizações ajustem suas políticas internas de maneira personalizada, alinhando-se às melhores práticas e garantindo a competitividade nos negócios.
Texto: Básica Comunicações