fbpx

“Só compreendemos o significado de volatilidade quando nos deparamos com a pandemia”: André Caldeira fala sobre desafios do RH no pós-pandemia

 Durante o “Bom Dia RH – Governança, cultura e gestão de mudança para o RH”, o CEO da Proposito/TRANSEARCH apresentou uma curadoria de tendências em gestão de pessoas. Evento trouxe também Helcio Tessaro, diretor de RH da Brookfield/Ouro Verde, que compartilhou sua trajetória com os participantes

Na manhã do dia 27 de setembro, a ABRH-PR reuniu cerca de 100 pessoas para mais uma edição do “Bom Dia RH” no auditório do Universe Life Square Office. O evento foi organizado em parceria com a Proposito/TRANSEARCH e trouxe como tema “Governança, cultura e gestão da mudança para o novo RH”, com palestras de André Caldeira, CEO da Proposito e Instrutor IBGC dos Cursos de Formação de Conselheiros no módulo Pessoas; Helcio Tessaro, diretor de Gente da Brookfield/Ouro Verde e, ao final, uma conversa intermediada por Marielva Andrade Dias, VP da Positivo Tecnologia.

Na abertura, a vice-presidente da ABRH-PR, Charmoniks Heuer, falou sobre o novo momento que a área de gestão de pessoas vive: “Esta é a hora de conectarmos pessoas, estarmos juntos e fazermos a diferença nas organizações. Acreditamos em modelos diferentes de gestão”.  Também representando a entidade, o diretor de Relaciomento, Luís Quental, mostrou os benefícios da ABRH-PR e calendário de eventos para 2022.

Protagonistas da mudança

Com ampla vivência no mundo corporativo e atualmente dedicado a desenvolver o capital humano nas organizações, André Caldeira trouxe para o evento um pouco das reflexões sobre o novo RH. A partir de um olhar muito próximo de conselhos de administração e de gestão, o CEO da Proposito apresentou uma curadoria de movimentos que já são realidade no pós-pandemia. “Ouvimos muito sobre o termo VUCA – volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade – mas só compreendemos seu real significado quando vivemos a pandemia. Fomos chamados para atuar como protagonistas das mudanças”, disse.

Ao mostrar diversos estudos sobre adaptações a novos modelos de trabalho, desafios de retenção de pessoas e pautas ESG, Caldeira chamou a atenção sobre um dos pontos críticos do cenário atual: a saúde mental. “Passamos a viver mais perto do precipício do excesso de trabalho, com muitos afastamentos por depressão e burnout. A natureza é mais sábia do que achamos, nós desconhecemos os limites se não tivermos autoconhecimento. É nosso papel como profissionais de RH trazer o tema saúde mental para as organizações”, ressaltou.

Colaboradores engajados e crescimento nos negócios

André Caldeira também pontuou algumas tendências para os próximos anos, entre elas, a criação de práticas mais efetivas de atração, desenvolvimento e remuneração de pessoas. Em seguida, passou a palavra para Helcio Tessaro, que compartilhou suas experiências com gestão de equipes em períodos de transição em grandes empresas e em sua própria carreira.

Após muitos anos trabalhando em corporações, Tessaro decidiu empreender e criou a Boi And Beer, que atualmente tem duas lojas em Curitiba. O diferencial da marca é vender carnes que podem ser preparadas e consumidas no local, acompanhadas de cervejas de qualidade. A experiência deu certo, mas o chamado para retornar ao RH falou mais alto. “O que mais me marcou na decisão de continuar como diretor de gestão de pessoas foi atuar em uma empresa com um olhar muito voltado ao cuidado com os colaboradores”, disse.

Tessaro segue tocando o próprio negócio, com a ajuda de sócios, sabendo que a vocação para gerir pessoas vai acompanhá-lo por muito tempo – os resultados desta nova fase são expressivos: “Na Ouro Verde, passamos pela pandemia com investidores motivados, colaboradores engajados e crescimento nos negócios”, completou.

Para encerrar, a VP da Positivo Tecnologia trouxe algumas reflexões aos participantes, destacando porque é importante que o RH invista no desenvolvimento e na retenção de pessoas: “Tive muitas oportunidades de crescimento. Vejo que quem tem conhecimento não tem medo, precisamos estar preparados para os desafios que vamos enfrentar ao longo de nossas carreiras”, pontuou.

 

Crédito foto: Leandro Provenci