- 12 de maio de 2023
- Posted by: Adriana Básica Comunicação
- Categories: Cursos e Formação, Eventos, Gestão, Mercado de Trabalho
Na quinta-feira (11.05), o “Boa Noite RH”, organizado pela ABRH-PR, abordou as aplicações práticas do Learning Agility, apresentadas pela professora Tânia Mara Lopes, coordenadora do Programa de Learning Agility do ISAE Escola de Negócios, que sediou o evento.
Na abertura, a coordenadora de Pessoas e Cultura do ISAE, Janete Schmidmeier, e o presidente da ABRH-PR, Gilmar de Andrade, deram as boas-vindas aos participantes. Eles destacaram o propósito comum de desenvolver, conectar e transformar pessoas e organizações para a construção de legados sustentáveis.
Agilidade de aprender
Tânia Mara iniciou sua palestra destacando que o Learning Agility é uma das tendências mais importantes no mundo dos negócios da última década. “A agilidade de aprendizado tem sido o critério mais utilizado para mensurar o potencial de liderança”, frisou. Disse que de acordo com o Fórum Econômico Mundial, as competências do learning agility figuram na lista das cinco habilidades mais importantes para os líderes até 2025.
A professora definiu que a metodologia tem foco no potencial humano e na capacidade de aprender com a experiência. Transformar este aprendizado rapidamente em ação, fortalecendo comportamentos voltados ao autoconhecimento, agilidade com pessoas, com mudanças e para resultados. “Mas para dar certo é fundamental disposição e capacidade de aprender com a experiência e aplicar esse aprendizado em um contexto novo. Neste processo, a agilidade é igual à adaptabilidade, ou seja, a velocidade com que deixo ir ideais que não servem mais para aderir a novas de maior valor”.
Lições e experiências
“Pessoas com alto potencial de aprendizagem possuem um repertório maior de soluções e abordagens quando confrontadas com novos desafios, uma vez que se colocam intencionalmente em situações de aprendizado e desfrutam das lições da experiência”, acentuou.
Ilustrou a afirmação com estudo, conduzido pela Corporate Leadership Council, que avaliou profissionais quando colocados em desafios maiores. Os dados evidenciaram que 71% profissionais de alto desempenho não tinham alto potencial; e 93% de profissionais de alto potencial também eram de alto desempenho. “Portanto, quanto mais quantitativo, qualitativo e diversidade for o seu portfólio de experiências, mais ágil será seu aprendizado”, pontuou. “A lente que se adota ao investigar o potencial é a lente da capacidade de aprendizagem”, completou.
Relações interpressoais
Para o líder ter qualidade nas relações no ambiente de trabalho é preciso ouvir efetivamente, dar atenção à saúde mental do time, reconhecer o potencial dos colaboradores, dar um feedback franco, ajudar a equipe a se desenvolver, oportunizar novos projetos, criar espaços de aprendizados e trocas, ser um mentor, demonstrar sua própria vulnerabilidade e encorajar o colaborador a ir mais além. Tânia Mara destacou que gerar confiança e empatia significa escutar. “Líderes que não escutam acabarão cercados de pessoas que não têm nada a dizer, como escrever Andy Stanley”.
“À medida que o profissional lida bem com a complexidade e resolução de problemas, examina desafios de forma original, ele constrói conexões e soluções inovadoras”. O chamado é para não apenas saber conviver com as mudanças, mas abraça-las. Aprender novas habilidades e enxergar o mundo por novas lentes. “A aprendizagem exige mudança de comportamentos e de pensamentos”, afirmou.
Ao finalizar sua apresentação, Tânia Mara frisou: “aprender é uma escolha. Desejo que você escolha aprender sempre”.
Parceria
Na ocasião, foi divulgada a parceria entre a ABRH-PR e o ISAE Escola de Negócios, visando ao desenvolvimento de carreiras, com cursos que utilizam a metodologia de Learning Agility.
Os programas estão alinhados com as tendências mais importantes no mundo dos negócios da última década, e a aprendizagem rápida é o critério mais utilizado mundialmente para mensurar o potencial de liderança.
São mais de 100 cursos corporativos nas áreas de Governança, Inovação, Sustentabilidade e Desenvolvimento de Lideranças. Os associados da ABRH-PR e seus dependentes terão descontos que vão de 10% a 20% de acordo com a modalidade escolhida. Além dos cursos e 116 horas, há MBA´s presenciais, online e híbridos da FGV, graduações e pós.
A parceria com a Associação inclui, ainda, desconto para locações de salas no ISAE e orientação acadêmica para escolha do curso.
Texto: Básica Comunicações
Foto: Leandro Provenci