fbpx

ABRH-PR – Associação Brasileira de RH – Paraná

Projetos mostram soluções que contribuam de forma efetiva com um mundo emocionalmente saudável e sustentável e organizações mais humanas

Em um cenário corporativo cada vez mais voltado para o bem-estar e desenvolvimento das pessoas, a ABRH-PR fez a entrega do 13º Prêmio Ser Humano – PSH, edição 2024, aos projetos que mais se destacaram na valorização dos colaboradores. Nesta cerimônia, realizada na noite desta segunda-feira (12.08), na sede da Fiep (Campus da Indústria), em Curitiba, foram reconhecidas iniciativas que não apenas impulsionam o crescimento profissional, mas também promovem um ambiente de trabalho mais inclusivo, colaborativo e humano.

A 13ª edição do PSH recebeu a inscrição de 45 projetos, distribuídos nas modalidades Desenvolvimento, Excelência Organizacional, ESG (Ambiental, Social e Governança), Jovem e Profissional de Destaque em Gestão de Pessoas. Todos os projetos foram avaliados por 30 especialistas quanto à relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados.

O PSH tem como proposta incentivar, reconhecer e premiar a todos os que disponibilizam seu tempo, competência e paixão para desenvolver práticas e projetos que visem melhorar a vida das pessoas na organização e na sociedade. A premiação estimula empresas e profissionais de RH na busca por soluções que contribuam de forma efetiva com um mundo emocionalmente saudável e sustentável.

Reconhecimento

A Diretora do PSH Brasil, Andréa Gauté, fez a saudação inicial da cerimônia, afirmando que o momento é de celebração do que há de mais valioso nas organizações: as pessoas. “São elas que, com dedicação e paixão, constroem o futuro que todos desejamos”, definiu. Destacou que o evento vai muito além de uma simples premiação. “É uma oportunidade de reconhecer aqueles que transformam a gestão de pessoas em uma verdadeira arte, criando um ambiente onde o indivíduo se sente valorizado, respeitado e inspirado a dar o seu melhor”, assegurou.

Andréa parabenizou a todos os indicados e vencedores do PSH e pontuou que nessa jornada de busca de uma gestão de pessoas excepcional continuem a iluminar o caminho para um futuro mais humano e mais promissor. “Que esta cerimônia nos inspire a continuar inovando, cuidando e criando um ambiente em que todos possam prosperar e desempenhar o papel essencial na transformação de nossa sociedade”, concluiu.

Ao falar para os presentes, o vice-presidente da ABRH Brasil, Dadson Borges de Moraes, recomendou que as organizações priorizem em suas pautas o desenvolvimento, a excelência profissional e o ESG, com projetos inovadores, criativos e intelectuais, a exemplo dos premiados hoje. “Que possamos sempre comentar o conhecimento, o desenvolvimento dos nossos RHs e as lideranças para que se posicionem de fato como área estratégica na organização da gestão de pessoas”, observou.

Novas ideias

Ao se dirigir aos presentes, Lúcia Fernandes, Diretora do PSH ABRH-PR – 2024, externou a alegria e honra de participar da celebração do talento e da dedicação à gestão de pessoas, um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer organização. “Hoje, reconhecemos as conquistas empresariais, através de seus times, mas acima de tudo o impacto coletivo que temos ao investir no nosso maior ativo: as pessoas”, atestou.

De acordo com Lúcia, a gestão de pessoas vai além da administração de recursos humanos. “Trata-se de construir relacionamentos, de entender as necessidades e aspirações de cada integrante da equipe, de implantar novas ideias, de mostrar que temos novos caminhos a frente, de entender as mudanças do mercado, de fomentar um ambiente onde todos possam se sentir seguros para compartilhar ideias e se desenvolver”.

Ao lembrar que é a primeira vez que está conduzindo o PSH, assegurou que foi uma experiência incrível. “De receptividade, de motivação, de perspectivas. Foram muitas emoções há cada pergunta, há cada orientação, há cada incentivo com relação ao tempo, há cada projeto entregue”, frisou. Lucia completou que “vamos continuar a trabalhar juntos, a nos apoiar e a celebrar as conquistas e a fazer a diferença em gestão de pessoas”, concluiu.

Empresas mais humanas

Representando o presidente da Fiep, Edson José de Vasconcelos, o vice-presidente Marcos Dybas da Natividade, comentou que “eventos como esse renovam a esperança e motivam a seguir adiante com determinação, para que possamos continuar a apoiar e reconhecer aqueles que dedicam suas vidas a melhorar a vida dos outros”. Disse que o PSH é um incentivo para que todos continuem a construir um mundo onde o ser humano e sua dignidade sejam sempre colocados no primeiro lugar.

O presidente da ABRH Brasil, Paulo Sardinha, em sua fala, disse que os profissionais de RH têm uma agenda muito além dos mundos da própria organização com uma amplitude muito grande no seu papel. “Uma agenda que, muitas vezes, se inicia na sociedade”. Salientou que “a gente começa a observar que esse prêmio amadurece quando se percebe que têm empresas que participam todos os anos O que é bom, porque mostra a consistência desse movimento que está sendo feito dentro das organizações. Empresas novas que ingressam ao mesmo tempo que essas outras permanecem fazendo a sua geração”.

Excelência e empatia

Gilmar de Andrade, presidente da ABRH-PR, no discurso de boas-vindas, afirmou que o PSH representa mais do que uma simples conquista, reflete um compromisso profundo com os valores que sustentam as relações de trabalho. “Nós reconhecemos hoje as empresas e os profissionais que entenderam que por trás de cada conquista empresarial há uma história humana, uma equipe dedicada que merece ser valorizada e respeitada através de suas iniciativas inovadoras e práticas exemplares”.

Argumentou que os projetos inscritos e os vencedores “inspiram a todos nós a enxergar além dos números e resultados, lembrando-nos da importância das pessoas que fazem as organizações prosperarem”. Gilmar parabenizou todos os homenageados e destacou que “este reconhecimento sirva coo um incentivo para continuarem a trilhar o caminho do respeito pelo ser humano em todas as suas dimensões. “Agradeço a todos por trabalharem incansavelmente para um futuro mais humano e promissor, juntos continuamos a construir um legado de excelência e empatia”, finalizou.

 

Avaliadores

A cerimônia dos premiados fez uma homenagem à comissão de avaliadores, chamando todas a se levantarem para receberem os aplausos pelo trabalho realizado: Adriane Marques, Adriane Parisse,  Aline Rigo, Antonio Tassini Jr, Arno Grahl, Bárbara Almeida, Benildes Vieira, Bruno Fernandes, Elenita Barros, Franciane Novais, Eziel Paiva, Gabriela Mantovani, Gertrudes Stanislauski, Hário Tieppo Jr, Humberto Costa,  Joel Sousa e Silva, Jomara Vassão Totzek, Juciele Tavares, Leandro Souza, Lilian Schopping, Lindaura Vailatti, Loriane Camargo, Maíra D´Angelis Strapasson, Marcelo Pierobon, Maria Alice Claro, Marjori Fernandes, Tânia Rinaldi, Vanessa Meier, Vanessa Riva E Vera Mattos.

Pitches dos premiados de 2023

Na ocasião da entrega do PSH de 2024, foram chamados para relatar a experiência com relação ao prêmio recebido no ano anterior, Anderson Araújo, da Volkswagem, que ficou em 1º Lugar na modalidade Excelência Organizacional, com o projeto Conecta RH; e Maurício Carvalho, da empresa Tamarana Tecnologia, que conquistou a primeira posição na modalidade ESG, com o Projeto Desenvolve Tamarana.

“Nosso projeto criou um canal de solicitação para nossos colaboradores com acesso a qualquer momento. O Conecta RH está disponível nas fábricas de São José dos Pinhais, Taubaté e São Bernardo do Campo e já registra um aumento de 45% no número de solicitação com um retorno do atendimento de 94%. Atingimos um grau de satisfação com o canal de 97%. Portanto, é muito bom cuidar das pessoas, acreditem, por mais difícil que pareça, mas é muito positivo”, avalia Anderson.

“Com o Desenvolver Tamarana impactamos o IDH de uma cidade de 14 mil habitantes por meio da educação. O prêmio atesta que o que nós fazemos é a simplicidade da revolução do pouquinho, um pouquinho de muitos dão muito. Afinal, sua sustentabilidade é não esgotar o capital financeiro, não esgotar o capital social, não esgotar o capital ambiental e, principalmente, não esgotar o capital humano”, avaliou Maurício.

Vencedores do PSH 2024

Modalidade Desenvolvimento

1º lugar: Setembro Amarelo na plataforma Vivaintra, da Vivaworks

O projeto conseguiu conscientizar, engajar e reconhecer os colaboradores de forma remota sobre a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio.  A campanha mostrou quanto demonstrações de afeto podem mudar a vida de alguém.

2º lugar: Saber TI – Programação, da Accion Sistemas

O projeto formou e capacitou jovens profissionais no seu início de carreira na área de Tecnologia da Informação para oportunidades de trabalho dentro do setor de tecnologia, além de proporcionar e colaborar com a formação técnica e comportamental desses jovens.

 

 

Modalidade Excelência Organizacional

1º lugar:   Gestão em Saúde para a prevenção da saúde do trabalhador, da Copel 

O programa de saúde da Copel oferece para todos os empregados, programas e ações voltadas para os quatro pilares de saúde: física, psicoemocional, social e financeira.

2º lugar: Cultura em Ação, da Logcomex Ltda

O projeto avaliou a eficácia das iniciativas da empresa resultou em um ambiente de trabalho positivo, motivador e inspirador, onde todos os colaboradores se sentem valorizados.

Modalidade ESG (Ambiental, Social e Governança)

1º lugar: Adote uma causa, do Instituto GRPCOM

O projeto incentivou estudantes e profissionais das áreas de gestão, comunicação e tecnologia a usarem seus talentos para ajudar as ONGs. Vinte e duas causas foram apoiadas com a criação de soluções e serviços de forma totalmente gratuita.

2º lugar: Programa Aluno Supremo, da Supremo Cecil Cimentos

O programa oferece suporte educacional e desenvolvimento profissional a alunos do terceiro ano do ensino médio. E atende jovens das comunidades locais, priorizando aqueles com maiores desafios socioeconômicos.

Modalidade Jovem

1º lugar: Programa Jovem Aprendiz – Desenvolvendo Novos Talentos, da Unimed Curitiba

O programa proporciona empregabilidade a jovens em situação de vulnerabilidade social com apoio nos quesitos de desenvolvimento social e emocional. Ajuda os aprendizes a explorar habilidades e a desenvolver competências técnicas e comportamentais.

2º lugar:  Desenvolvimento da implementação de estratégias de gente e gestão em um escritório de contabilidade – Lorena Azevedo

Este projeto examina a implementação de um departamento de Gestão de Pessoas em um escritório de contabilidade, visando a desenvolver habilidades de liderança e promover uma transformação na cultura organizacional.

Modalidade Profissional de Destaque em Gestão de Pessoas

Renata Reissmann, Diretora de Recursos Humanos da Gestamp Brasil

Presenças

Acompanharam ainda a cerimônia de entrega do Prêmio PSH 2024: Charmoniks da Graça Heuer (vice-presidente  da ABRH-PR), Ricardo Nanami (vice-presidente Financeiro da ABRH-PR), Luís Humberto de Quental (diretor de Relações com o Mercado e Marketing da ABRH-PR), Younder Kou (membro da equipe do PSH Nacional), Ricardo Cansian (vice-presidente da Associação Comercial do Paraná – ACP), representando o presidente Antonio Gilberto Deggerone e o vereador de Curitiba Pier Petruzziello.

Patrocinador PSH 2024:

Companhia de estágios

Patrocinadores de Gestão:

Cota Ouro: Básica Comunicações, Benner Sistemas, Bourbon Curitiba Hotel & Suítes, Gazeta do Povo, IEL – Sistema Fiep, Lima Lopes, Cordella Advogados Associados, Magicel – Benefícios, Seguros e Riscos, Microsoft, Nube – Estagiários e Aprendizes, Sidney Sato Design e  Unimed Curitiba.

Cota Prata: Exal – Excelência Em Alimentação, GPTW (Great Place To Work), Randstad – Soluções Em Recursos Humanos, Tumim 7 – Segurança, Tecnologia e Privacidade.

Cota Bronze: Team Work Contabilidade e Xtrategus – Cloud Expert

Crédito fotos: Leandro Provenci