fbpx

Atuação dos Profissionais de RH é de alta relevância na construção de uma sociedade sustentável, justa e igualitária

Coluna Gazeta do Povo

O mundo celebra em 20 de maio, o Dia do Profissional de RH. Profissionais fundamentais no universo do trabalho. Estão em constante evolução e adaptação para enfrentar os desafios de um ambiente em transformação. E desempenham um papel vital na criação de organizações resilientes, adaptáveis e orientadas para o futuro.

 

“Atraem, selecionam e contratam os melhores talentos para as organizações, garantindo que estas tenham as habilidades e competências necessárias para alcançar seus objetivos. Além de desenvolver e implementar programas de treinamento e desenvolvimento para ajudar os funcionários a expandir suas habilidades e crescer profissionalmente. Isso não só beneficia os indivíduos, mas também fortalece a organização como um todo”, detalha o presidente da ABRH-PR, Gilmar de Andrade.

 

A presença crucial desses profissionais é relevante na resolução de conflitos, porque garantem um local de trabalho harmonioso e produtivo. E também na criação de ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos. Além de participarem ativamente no estabelecimento de metas claras e objetivas.

 

“Ao alcançar espaços mais estratégicos dentro das organizações, os profissionais de RH contribuem para o planejamento e execução das estratégias de negócios das organizações e impulsionam o crescimento e o sucesso das empresas por meio da gestão eficaz de talentos”, observa.

 

Inovação e o RH

A tecnologia está transformando a maneira como as atividades de RH são realizadas. “A inovação está levando os profissionais a adotarem sistemas de gerenciamento de recursos humanos (inteligência artificial (IA) e análise de dados para melhorar processos de recrutamento, seleção, treinamento, gestão de desempenho e outras áreas de RH”, exemplifica Andrade.

 

As alterações nas leis trabalhistas também exigem profissionais atualizados, o que requer aprendizado contínuo e adaptação às novas regulamentações. Por isso, é preciso mudar para evoluir e atender às demandas do mercado de trabalho atual. “Isso pode envolver o desenvolvimento de habilidades em comunicação, resolução de problemas, gerenciamento de mudanças e inteligência emocional, entre outros”.

 

 

Destaques da gestão – Conectando pessoas, transformando organizações

 

À chegada do encerramento da atual gestão da ABRH-PR, Andrade faz um balanço dos principais projetos e programas realizados. “Sem sombra de dúvidas, nosso trabalho contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais de RH”, sublinha.

 

Entre as atividades, ele cita a expansão das ações da ABRH-PR para as cidades de Londrina, Maringá e Cascavel; a retomada dos eventos presenciais; a realização do PSH – Prêmio Ser Humano e do XVII CONPARH – Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em 2024.

 

“Cabe lembrar a ampliação das ações em conjunto com empresas associadas e patrocinadores de gestão, com a realização de eventos in company, promovidos pela ABRH-PR”, conclui Andrade.

Texto: Básica Comunicações