- 3 de junho de 2024
- Posted by: Adriana Básica Comunicação
- Categories: Carreira, Cursos, Cursos e Formação, Gestão, Mercado de Trabalho
Na última quarta-feira (29), foi realizado um encontro remoto do Grupo de Gestão de Aprendizado e Conexão – Indicadores de RH e DHO. Organizado pela ABRH-PR, a reunião teve como foco a discussão de como o departamento de RH e DHO pode agir de forma estratégica para se tornar ainda mais protagonista dentro das empresas.
“Infelizmente, muitas empresas se comportam como uma embarcação sem painel de controle. Nosso papel nesse cenário é mapear quais ações estão sendo benéficas no ambiente corporativo, transformando números em mobilização e incentivando planos de ação”, afirmou o psicólogo do trabalho Maurício Kraemer durante a sua apresentação.
Na reunião, Kraemer, que há mais de 20 anos atua no setor de Indústria e Logística, com vasta experiência na elaboração do Sistema de Informações Gerenciais (SIG), destacou que a gestão dos indicadores de percepção no setor deve: sinalizar os gaps de melhoria; sugerir caminhos para a obtenção de melhores resultados; reforçar os objetivos da empresa; e contribuir para desenvolver as ações necessárias.
Gerador de Resultados dos RHIndicadores
Durante o encontro, também foram destacadas as funcionalidades da ferramenta “Gerador de Resultados dos RHIndicadores”. A plataforma oferece uma visão panorâmica e individualizada das empresas, permitindo uma compreensão abrangente de como os colaboradores percebem sua experiência na organização.
Projetada para identificar prioridades e fornecer uma análise detalhada de diversos indicadores críticos, a ferramenta orienta as ações das empresas, auxiliando no desenvolvimento sustentável a longo prazo através de resultados e gráficos detalhados. Entre os indicadores analisados estão: qualidade de vida no trabalho; política de remuneração; inclusão; saúde mental; segurança jurídica; legalidade; turnover; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; entre outros.
O processo de avaliação é realizado por meio de um questionário abrangente, composto por 120 perguntas que cobrem diversos níveis de análise. Esse questionário é respondido pelo setor de RH, gestores de área e a diretoria. Para garantir uma avaliação contínua e precisa, recomenda-se a aplicação regular entre 3 e 6 meses.