- 19 de novembro de 2024
- Posted by: ABRH-PR
- Categories: Atualidades, Gestão
Explorando as múltiplas inteligências à luz da neurociência: o papel vital das soft skills
Ambientes mais colaborativos impulsionam o bem-estar emocional, reduzem o turnover e promovem maior engajamento.
Em uma pesquisa recente conduzida pelo ecossistema Great People com mais de 3 milhões de pessoas em 6 mil empresas no último ano, foi avaliado que ambientes mais colaborativos impulsionam o bem-estar emocional, reduzem o turnover e promovem um maior engajamento profissional. Entre outras observações, o estudo destaca a importância de desenvolver as múltiplas inteligências e as soft skills das equipes dentro das organizações para um ambiente mais saudável e produtivo.
Segundo Pedro Shiozawa, Psiquiatra e Cientista Chefe na Great People Mental Health, “a neurociência revela que o cérebro humano é composto por diversas áreas especializadas em diferentes tipos de processamento de informação”, conceito fundamental para entendermos as múltiplas inteligências.
Entre os principais tipos de inteligência identificados atualmente estão a linguística, essencial para escritores e advogados; a espacial, fundamental para arquitetos e artistas; a musical, crucial para músicos e compositores; e a interpessoal, indispensável para professores e líderes. “Cada uma dessas inteligências envolve diferentes redes neurais, demonstrando que a inteligência humana é complexa e multifacetada”, afirma Shiozawa.
As múltiplas inteligências estão intrinsecamente ligadas às soft skills, habilidades interpessoais essenciais no ambiente corporativo. “As soft skills promovem um trabalho em equipe mais harmonioso, melhoram a comunicação interna e externa, aumentam a satisfação e o bem-estar dos funcionários, e contribuem para um ambiente de trabalho mais produtivo e inovador”.
Para desenvolver essas habilidades, Shiozawa sugere começar pelo autoconhecimento. A partir desse ponto de partida, é essencial focar em treinamentos e workshops específicos, programas de mentoria e experiências práticas como projetos em equipe e atividades de role-playing. Além disso, uma cultura de feedback contínuo, assim como um espaço de trabalho colaborativo, são fundamentais para promover um ambiente mais equilibrado e colaborativo.
Em uma pesquisa recente conduzida pelo ecossistema Great People com mais de 3 milhões de pessoas em 6 mil empresas no último ano, foi avaliado que ambientes mais colaborativos impulsionam o bem-estar emocional, reduzem o turnover e promovem um maior engajamento profissional. Entre outras observações, o estudo destaca a importância de desenvolver as múltiplas inteligências e as soft skills das equipes dentro das organizações para um ambiente mais saudável e produtivo.
Segundo Pedro Shiozawa, Psiquiatra e Cientista Chefe na Great People Mental Health, “a neurociência revela que o cérebro humano é composto por diversas áreas especializadas em diferentes tipos de processamento de informação”, conceito fundamental para entendermos as múltiplas inteligências.
Entre os principais tipos de inteligência identificados atualmente estão a linguística, essencial para escritores e advogados; a espacial, fundamental para arquitetos e artistas; a musical, crucial para músicos e compositores; e a interpessoal, indispensável para professores e líderes. “Cada uma dessas inteligências envolve diferentes redes neurais, demonstrando que a inteligência humana é complexa e multifacetada”, afirma Shiozawa.
As múltiplas inteligências estão intrinsecamente ligadas às soft skills, habilidades interpessoais essenciais no ambiente corporativo. “As soft skills promovem um trabalho em equipe mais harmonioso, melhoram a comunicação interna e externa, aumentam a satisfação e o bem-estar dos funcionários, e contribuem para um ambiente de trabalho mais produtivo e inovador”.
Para desenvolver essas habilidades, Shiozawa sugere começar pelo autoconhecimento. A partir desse ponto de partida, é essencial focar em treinamentos e workshops específicos, programas de mentoria e experiências práticas como projetos em equipe e atividades de role-playing. Além disso, uma cultura de feedback contínuo, assim como um espaço de trabalho colaborativo, são fundamentais para promover um ambiente mais equilibrado e colaborativo.