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ABRH-PR – Associação Brasileira de RH – Paraná

O encontro teve como objetivo compartilhar uma experiência personalizada em DHO, alinhada aos pilares da cultura organizacional da empresa

O Programa “Responsabilidades do Gestor na Prática”, conduzido por Karoline Karin Cruz, coordenadora de Recursos Humanos da Furukawa Electric, foi o destaque no último encontro virtual de 2024 do Grupo de Aprendizado e Conexão em Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), da ABRH-PR, realizado na terça-feira (12.11). O evento teve como objetivo compartilhar uma experiência personalizada em DHO, alinhada aos pilares da cultura organizacional da empresa.

A abertura do encontro ficou a cargo de Haydée Maria Rosas Rodrigues, coordenadora do Grupo de Aprendizado e Conexão. Durante sua fala, Haydée ressaltou que cada organização possui necessidades e demandas específicas para alinhar propósito, pessoas e resultados. “A personalização das iniciativas de desenvolvimento de líderes, adequadas aos princípios da cultura organizacional e às necessidades de cada grupo, de acordo com seu grau de maturidade na gestão, favorece o engajamento e a aplicabilidade dos aprendizados”, explicou.

Personalização de talentos

Com mais de 18 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Karoline Karin Cruz apresentou um panorama da Furukawa Electric, destacando os principais aspectos da cultura da empresa e suas práticas de desenvolvimento de talentos. Ela também detalhou o processo de criação do treinamento customizado para os gestores, lembrando que a consultoria de Alba Torres, integrante do Grupo Aprendizado e Conexão – DHO, foi fundamental para a construção do programa.

O programa foi estruturado com base nos pilares da cultura da empresa, que incluem integridade, inovação, colaboração, agilidade, e foco na busca pela essência. Além disso, o treinamento reforça a valorização das pessoas e clientes, bem como a incorporação de tecnologias modernas. “Os pilares da nossa cultura sustentam a empresa e definem o que esperamos de cada colaborador, orientando como devemos agir. Esses princípios são imutáveis e essenciais para o sucesso e a continuidade da organização”, afirmou Karoline.

Práticas essenciais

De acordo com Karoline, o programa foi estruturado em três práticas principais: criar condições para o engajamento da equipe e o desenvolvimento individual, guiar todos os envolvidos para o alcance dos objetivos da empresa e fomentar uma cultura positiva e colaborativa. Alba Torres, por sua vez, descreveu a metodologia aplicada no programa, destacando que a turma piloto foi composta por colaboradores de diferentes áreas, estratégicos para a companhia e com um mindset de crescimento. “A seleção criteriosa dos participantes foi fundamental para moldar o treinamento de maneira mais assertiva para as futuras turmas”, explicou Alba.

Alba também destacou a importância da pesquisa online realizada com os participantes de cada turma, que ajudou a identificar as áreas de maior demanda no momento, permitindo que o programa fosse personalizado para atender às necessidades específicas de cada grupo. Até o momento, o programa já formou cinco turmas, alcançando 64 gestores.

Responsabilidades do gestor

Karoline enfatizou que o gestor tem a responsabilidade de fomentar a melhoria contínua, estimular soluções criativas e inovadoras, além de estar aberto a novas ideias e perspectivas trazidas pela equipe. “A colaboração, o trabalho em equipe, o engajamento e o profundo conhecimento da cultura organizacional são essenciais para nutrir o senso de pertencimento, valorizar iniciativas, incentivar a proatividade e desenvolver competências e habilidades”, concluiu.

Ao finalizar a live, Haydée disse que o evento proporcionou uma rica troca de experiências e destacou a importância da personalização do desenvolvimento de líderes dentro do contexto organizacional, reforçando a relevância de uma cultura sólida e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.