fbpx

ABRH-PR revela vencedores da 12ª edição do Prêmio Ser Humano

No dia 22 de agosto, a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) encerrou a 12ª. edição do Prêmio Ser Humano com a revelação dos vencedores. A cerimônia aconteceu no Bourbon Curitiba Hotel & Suítes e contou com mais de 130 pessoas, entre: membros do Conselho e da Diretoria Executiva da ABRH-PR, representantes das empresas finalistas, patrocinadores da gestão, membros da comissão de avaliadores, voluntários da entidade e convidados.

Na abertura do evento, a Gerente Comercial do Bourbon Curitiba Hotel & Suítes, Danielle Rocha do Val, saudou os presentes e reforçou a importância da premiação. “O Prêmio Ser Humano (PSH) é o primeiro prêmio que reconhece empresas e profissionais que buscam soluções inovadoras e inspiradoras na gestão de pessoas no Paraná”. Assim iniciou a sua fala a Coordenadora dos Grupos de Estudos da ABRH-PR, Maria Alice Claro, que também fez um breve histórico da premiação, mencionando a homenagem a Luiz Hamilton Berton – que durante anos deu nome ao Prêmio. “Era um ativo agente disseminador dos valores da ABRH-PR, que incluem o respeito à dignidade das pessoas, a defesa da cidadania e a postura ética e transparente”, disse. A partir deste ano, por determinação da ABRH Brasil, a premiação não terão mais nomes de pessoas, mas sim a denominação padrão de Prêmio Ser Humano. Ao finalizar, Maria Alice reforçou a importância de todos os inscritos, já os considerando vencedores. “É preciso coragem para escrever seu projeto e apresenta-lo à sociedade, além de humildade para dividi-lo. Vocês são, realmente, aquelas pessoas que fazem este país”.

Representando a ABRH Brasil, Andréa Gauté, Diretora do Prêmio Ser Humano Brasil, falou da honra em fazer parte deste momento de celebração. “Nós fizemos uma reestruturação do PSH na ABRH Brasil de forma que todos os premiados nas seccionais poderão participar em outubro da premiação nacional e em abril de 2024 do Prêmio da América Latina”, explicou. Também, mencionou a necessidade de organizações saudáveis para compor um ecossistema de crescimento e sustentabilidade. “Empresas que investem em pessoas porque os resultados não vêm do CNPJ, mas das pessoas. Precisamos de lideranças humanizadas, por isso incentivamos as melhores práticas de desenvolvimento de pessoas e em excelência organizacional”.

“Os projetos emocionam, batem no coração das pessoas e transformam vidas”

A Diretora do Prêmio Ser Humano, Sirlei Mendes, explicou a sua trajetória à frente da premiação e dos projetos que participaram esta edição do PSH. “Aos que estão concorrendo, independente do resultado, os nossos parabéns. Ter chego aqui mostra o seu valor, o valor de cada um porque tudo o que você faz é pelo ser humano que você é”, afirmou.

Ela também agradeceu a rede de voluntários e profissionais envolvidos com o Prêmio, que teve o processo iniciado em fevereiro deste ano, com a abertura das inscrições. E, mais uma vez, direcionou-se aos participantes. “Não temos ideia do alcance que o seu projeto tem na vida das pessoas. Quantas pessoas podem ser impactadas porque alguém na organização acreditou naquela ideia. Nós temos uma certeza, cada projeto feito teve uma intenção de melhoria, pensando no bem estar do outro”.

Na sequência o presidente da ABRH-PR, Gilmar de Andrade, chamou a Vice-Presidente da entidade, Charmoniks Heuer, e o Vice-Presidente Financeiro, Ricardo Nanami para, brevemente falarem aos presentes. “Gostaria de agradecer a presença de todos, é um prêmio feito com muito carinho e dedicação pelos voluntários. Estou muito feliz de estar nesse lugar hoje, porque foi a partir do Prêmio Ser Humano que conheci a ABRH-PR, pela empresa que eu trabalho que foi uma das premiadas alguns anos atrás. É gratificante dividir este momento com vocês que, com certeza, colocaram muito amor nos projetos para as pessoas”, disse Charmoniks.

Ricardo Nanami frisou a importância do voluntariado na ABRH-PR, “é uma atividade de doação, usando os horários livres, noites, finais de semana para fazer a Associação continuar girando e gerando resultados à sociedade – este é o principal ponto”. Também reforçou que os gestores se inspirem com os participantes e suas histórias para conhecerem a entidade. “As portas estão abertas, é um ambiente para desenvolver a área de Recursos Humanos para os profissionais, organizações e sociedade.

Para finalizar, o presidente da ABRH-PR Gilmar de Andrade disse que a ocasião do PSH é para reconhecer e homenagear aqueles que, não apenas se destacaram em suas trajetórias, mas também demonstrado um papel fundamental na promoção no lado humano na gestão de Recursos Humanos. “A ABRH-PR nesses últimos anos têm buscado premiar as ações que voltam a atenção no campo da liderança e conhecimento, promovendo as melhores práticas e incentivando um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade, a igualdade e o desenvolvimento integral de cada indivíduo”, disse.

Gilmar mostrou que o Prêmio representa a reflexão de um compromisso profundo dos valores que sustentam as relações de trabalho. “Reconhecemos hoje as empresas e os profissionais que se empenharam e que, por trás de cada conquista empresarial há uma história humana, uma equipe dedicada que merece ser valorizada e respeitada”. Agradeceu aos participantes por dividirem suas experiências, a excelência em suas áreas, mas também a sensibilidade e compreensão em relação às necessidades e aspirações de suas equipes. “Ao celebramos o Prêmio Ser Humano estamos celebrando o compromisso de contribuir em um futuro no qual a equidade e o respeito sejam os pilares que sustentam o nosso ambiente de trabalho”, encerrou Gilmar de Andrade.

Empresas finalistas e premiação

Antes do grande momento da noite houve uma apresentação de mágica com o mágico Jeff Aragon e a palestrante Sabrina Azevedo. Depois, Leticia Feller, Diretora de Gestão Empresarial da Copel, disse algumas palavras sobre a importância da premiação para a Companhia, contado sua experiência em vencer na edição de 2021.

Projetos vencedores

 Modalidade Desenvolvimento

– 1º lugar:  Atlas Eletrodomésticos- Programa de Desenvolvimento de Lideranças – Líder 2030.

–  2º lugar: Grupo Positivo – Programa de Feedback

Modalidade Excelência Organizacional

– 1º lugar: Volkswagen do Brasil – Conecta RH

– 2º lugar: Copel – Programa Plenamente

Modalidade ESG

– 1º lugar: Tamarana Tecnologia – Desenvolve Tamarana

– 2º lugar: Instituto GRPCom- Projeto Mobiliza

Projetos finalistas

– Klabin – projeto: Trilha de carreira operacional

– Aliare Participações – projetos: Protocolo bicicleta com rodinhas e Aliverso

– Atlas Eletrodomésticos – projeto: Programa de Desenvolvimento de Lideranças – Líder 2030

– Companhia Paranaense de Energia, COPEL – projetos: Nossa Energia e Projeto Plenamente

– DAPI – Diagnóstico Avançado por Imagem – projeto: Potencializando e Desenvolvendo Pessoas e Profissionais

– Fiscaltech – Fiscal Tecnologia e Automação – Projeto Propósito

– Grupo Positivo – projetos: Programa de Desenvolvimento de Líderes 2022 e Programa Feedback

– Instituto GRPCOM – projeto: Mobiliza

– Pequeno Cotolengo do Paraná – projeto: Psicologia para todos

– Grupo Risotolândia – Projeto: Ciclo Bom

– Tamarana Tecnologia – projetos: Felicidade e Cultura de Segurança e Projeto Desenvolve

– Unimed Curitiba – projetos: Escola de líderes e Portal de gente

– Volkswagen do Brasil – projeto: Conecta RH

Comissão de Avaliadores:

André Caldeira, Andréa Girotto, Benildes Vieira, Bruno Fernandes, Cristiano Souora, Humberto Costa, Janete Anelli, João Carlos Redondo, Joel Sousa e Silva, Marcelo Pierobon, Marco Aurélio Cercal, Marco Aurélio França, Maria Alice Claro, Leandro Souza, Ricardo Pereira e Rosane Maia.

Foto: Leandro Provenci

Clique e veja as fotos da cerimônia de premiação