- 2 de outubro de 2019
- Por: Adriana Básica Comunicação
- Categoria: Sem categoria
Fonte: Agência Estadual de Notícias
A região Metropolitana de Curitiba geriu mais de 25 mil vagas de emprego nos oito primeiros meses de 2019. É o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas das cidades de São Paulo e Belo Horizonte. O índice é resultado de 333.032 admissões e 307.225 desligamentos.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, o Paraná registrou um aumento na abertura de vagas em 53 das 60 cidades paranaenses com mais de 30 mil habitantes no mês de agosto. Nos oito meses do ano, houve um crescimento em 49 dessas 60 localidades. O Paraná também tem seis cidades entre as 100 que mais empregaram no Brasil no último mês, são elas: Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Londrina e Pato Branco.
O Estado teve um saldo positivo de 8.726 novas vagas formais de trabalho em agosto, chegando à marca de 49.704 empregos no acumulado do ano. Liderou a criação de postos no Sul, ficando à frente de Santa Catarina (6.529) e Rio Grande do Sul (1.988 vagas). O Brasil manteve a curva ascendente no emprego formal pelo quinto mês seguido, segundo o Caged. No acumulado de 2019 foram criados 593.467 novos postos, com variação positiva de 1,55%.
Neste ano, os setores que mais criaram empregos na Região Metropolitana foram: serviços, construção civil, comércio e indústria de transformação. Entre as atividades que mais geraram postos de trabalho na Grande Curitiba estão serviços combinados de escritório e apoio administrativo, teleatendimento, construção de edifícios, atividades relacionadas à organização do transporte de carga e montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas.