fbpx

Dezembro Laranja

O Dezembro Laranja é uma iniciativa que surgiu para chamar a atenção dos brasileiros aos sinais que podem corresponder a um câncer de pele. Também, para falar sobre prevenção e a importância do bloqueio à radiação solar, independentemente do tipo de pele e da atividade da pessoa.

 

O câncer de pele é o tipo de tumor maligno mais comum no Brasil, com cerca de 220 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

 

E pode se manifestar de diversas formas: ferimentos que não cicatrizam, pintas que sangram com facilidade e sinais de pele que estão se modificando ao longo do tempo e apresentam aumento do tamanho ou mudança de cor.

 

A prevenção é sempre o melhor caminho. Evite a exposição prolongada ao Sol entre 10h e 16h, use a proteção adequada (roupas, bonés, chapéus, óculos escuros) e utilize filtro solar, com fator de proteção 30 – no mínimo.

 

A campanha Dezembro Laranja reforça que se caso algumas dessas alterações sejam percebidas na pele, a pessoa deve buscar imediatamente um médico dermatologista para realizar uma avaliação detalhada.