fbpx

Evento da ABRH-PR apresenta piloto do curso de Gestão e Diagnóstico por Indicadores de Recursos Humanos e DHO

Nos dias 17 e 18/10, na sede da UniCesumar, Maurício Kraemer, psicólogo do trabalho, especialista em administração de pessoas, apresentou o curso Desenvolvimento em Gestão por Indicadores e Métricas de Recursos Humanos e DHO, em evento organizado pela ABRH-PR. Participaram também Eros Tuleski e Pedro Cavalcanti.

De acordo com Kraemer, o curso, uma iniciativa da ProEnsino Brasil com o apoio institucional da ABRH-PR, é o piloto para elaboração e disponibilização de um programa completo que envolve um curso dirigido para gestão e elaboração de plano de ação com base em gestão dos indicadores e métricas.

“A apresentação do projeto permitiu aos participantes compreender a visão de gestão e diagnóstico através da geração dos indicadores”, afirmou. Acentuou que a gestão de indicadores e métricas possibilita visualizar melhor as potencialidades, fragilidades e   oportunidades que a organização apresenta e quais diretrizes tomar na gestão eficaz.

Kraemer ressaltou que o curso aborda fatores e técnicas de levantamento e mapeamento de indicadores por percepção diagnóstica da organização. Além de um planejamento para implantar um plano de ação com base no desenvolvimento e gestão continuada das pessoas na organização e seus desafios frente ao mercado ou segmento.

O foco principal foi o desenvolvimento humano organizacional de forma mensurada e parametrizada, com a apresentação de12 indicadores estratégicos, táticos e operacionais. “Quando a organização levanta, percebe, elenca e gere seus indicadores está trabalhando às claras, isto é, traça para si um diagnóstico que consegue fazer a leitura do contexto e de suas áreas de necessidades de melhoria”, disse Kraemer.

Os indicadores

Estratégicos: posicionamento da empresa/organização frente ao mercado/segmento e indicador de treinamento e desenvolvimento de líderes e gestores.

 Táticos: indicador de treinamento e desenvolvimento em todos os níveis hierárquicos Indicador de recrutamento e seleção e programa prata da casa, Indicador de ações de inclusão social e diversidade, Indicador de qualidade de vida no trabalho, Indicador de gestão de salários, remuneração e benefícios, Indicador de retenção e engajamento.

 Operacionais: Indicador do turnover e seus impactos na gestão, Indicador na administração e gestão de folha de pagamento e indicador em segurança e saúde ocupacional.

Foto: Leandro Provenci