fbpx

Live da ABRH-PR apresenta o conceito do XVI CONPARH, que acontecerá no segundo semestre

O Comitê Temático do XVI CONPARH detalhou o propósito do Congresso Paranaense de Recursos Humanos de 2021 dentro do conceito “Re-Humanizar os Humanos”. A apresentação foi feita em live, nesta quarta-feira (10), pelo consultor Filipe Cassapo.  Participaram do encontro Andréa Gauté e Gilmar Andrade, presidente e vice-presidente da ABRH-PR, e a conselheira Cleila Lyra.

 

Cassapo ressaltou que o CONPARH consistirá numa feira de propósitos. “Devemos ressignificar o que entendemos por RH, ao abraçar o paradigma da vida, e Re-humizar os humanos nas nossas organizações, para despertar a energia real de uma organização viva para desenharmos o futuro que realmente desejamos”.  De acordo com ele, “as organizações são sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos. Garantiu que a excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema”.

 

O consultor observou que o humano não é um recurso, e para ser “re-humanizá-lo nas organizações e na sociedade em geral devem ser criados relacionamentos mais saudáveis e comportamentos mais sustentáveis para se construir um futuro mais justo, harmonioso e sistêmico”.

 

Para reforçar que uma organização é um ser vivo e pode sobreviver durante anos, Cassapo mencionou o livro “Living Company”, de Arie Geus. Trata-se de um estudo no qual o autor garante que as poucas organizações que sobrevivem, e são capazes de se adaptar no tempo, não se enxergam como máquinas de produzir resultados, mas sim como comunidades humanas, que possuem uma identidade que supera sua função. O consultor assegurou que dois valores nunca devem mudar dentro de uma organização: interdependência e autonomia.

 

Valores XVI CONPARH

 

Cassapo ainda relacionou os valores do CONPARH 2021: amor à vida, respeito e acolhimento, diversidade e abertura, justiça social e equidade, visão do todo, transparência e autenticidade, ser e não ter, co-criação e união para o propósito e dinamismo. A jornada do Congresso deverá proporcionar uma visão integral da vida, da sociedade e das organizações. Destacou que “o propósito do evento é plantar uma semente para respeitar a vida, despertar a organização viva e re-encantar e recolorir as imagens do mundo”.

 

A conselheira da ABRH-PR, Cleila Lyra, compartilhou a mesma ideia de Cassapo de que estamos na era do propósito e precisamos ressignificar o humano dentro das organizações de uma forma mais sistêmica. “Devemos colocar o capital a serviço das pessoas com reciprocidade, interdependência e transformar o comportamento para que possamos ser capazes de conservar valores que se relacionem com a vida”. Conceituou o CONPARH 2021 como disruptivo. “Vamos romper a estrutura que aprisiona para uma organização mais orgânica”.

 

Ao encerrar o evento, Gilmar Andrade informou que abrirá um canal para receber sugestões de associados e patrocinadores para a construção de um conteúdo programático que envolva todo o conceito do CONPARH 2021.

 

A ABRH-PR já está trabalhando para o XVI CONPARH, que será realizado no segundo semestre. Acompanhe pelas nossas redes sociais todas as informações do evento e se você perdeu a live, confira aqui https://bit.ly/3vgDTt6.