Presidente da ABRH-PR recebe livro sobre teletrabalho do Conselheiro Célio Pereira Oliveira Neto

O advogado e professor Célio Pereira Oliveira Neto esteve em visita à ABRH-PR, agora em abril, para entregar ao presidente da entidade, Gilmar de Andrade, um exemplar da segunda edição do livro “Trabalho em Ambiente Virtual – Causas, Efeitos e Conformação”, que será lançado em 4 de maio, na Livraria da Vila, em Curitiba.

 

Membro do Conselho Deliberativo da ABRH-PR, Oliveira Neto ocupa a cadeira 75 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, e é doutor em Direito do Trabalho pela PUC/SP, pós-doutorando pela Universidade do Porto (PT).

 

Sobre o livro

O professor afirma que depois de dois anos da pandemia de Covid-19, a vida como era conhecida antes do coronavírus não é mais a mesma. “Mudaram os costumes, as formas de nos relacionarmos e as rotinas de milhares de profissionais com a chegada, não planejada, do teletrabalho”, comenta.

 

Para ele, a pandemia arrastou quase todo mundo para este regime de trabalho sem que as organizações e trabalhadores estivessem preparados. “O que se temos hoje é o teletrabalho precário; o teletrabalho perene requer políticas estruturadas para serem implementadas pelas organizações”, observa Oliveira Neto.

 

O livro também analisa as dificuldades que sobrevêm do trabalho em ambiente virtual, entre elas, as questões da legislação trabalhista e da ergonometria. Outro aspecto abordado é o direito à desconexão fora da jornada normal de trabalho, garantindo que tenha liberdade para usufruir dos momentos de descanso.