fbpx

Tempo, espaço, sucesso, felicidade. Palavras que se destacaram no evento promovido pela ABRH-PR e CRA-PR

Convidadas a compartilhar histórias, mulheres líderes e protagonistas no cenário coorporativo deram um show de otimismo, incentivo e estímulo na busca por equidade e igualdade

A Casa do Administrador recebeu na manhã do dia 21/03, os eventos Bom Dia RH e Café com Business, organizados pela parceira entre ABRH-PR e CRA-PR, com o  tema “A mulher no contexto social”.

Para tratar do assunto foram convidadas: Alison Regina Mazza Lubascher (Head Customer Success da Liz Lingerie desde 2022 e presidente BPW Brasil 2023/2025), Deborah Dzierwa (empresária, mentora e estrategista em produtividade, CEO e Founder do Instituto Deborah Dzierwa), Marcia Mocelin Manfrin (fundadora e presidente da Apetit Serviços de Alimentação) e Andréa Barcellos Gauté (empreendedora e sócia fundadora da Gauté Desenvolvimento Humano).

 Na abertura

O presidente da ABRH-PR, Gilmar de Andrade deu as boas-vindas aos presentes e destacou sua satisfação de ver a casa lotada. “Todos nós estamos muito felizes em realizar esses eventos e, principalmente, porque teremos a oportunidade de ouvir e compartilhar histórias de mulheres líderes e protagonistas no cenário corporativo”.

“Este é o primeiro evento desta parceria em 2023. E estamos muito satisfeitos em dar visibilidade a um tema tão importante como o papel da mulher na sociedade”, disse o presidente do CRA-PR, Marcello Crispiniano Padula. “As mulheres estão cada vez mais abrindo espaço, e não tem nada a ver com gênero e, sim, com mérito, competência e eficiência”, pontuou.

Para a vice-presidente da ABRH-PR, Charmoniks da Graça Heuer, “as mulheres fazem a diferença no negócio, na família e na sociedade”.

Claudia Malschitzky, coordenadora do e-book “Passo a passo para levar o tema equidade de gênero à liderança executiva da organização”, anunciou que a parceria entre ABRH-PR e a Great Place To Work (GPTW) irá continuar em 2023, porque são muitos os desafios.

Carla Lourenço da Costa, da Câmara da Mulher Administradora, parabenizou os promotores dos eventos e observou que “vamos gerar muitas conexões e oportunidades nesse ambiente riquíssimo”.

 Compartilhar histórias

Deborah Dzierwa, que é diretora institucional da ABRH-PR, fez a abertura das apresentações das convidadas e contou sobre sua trajetória. “De professora de educação física, atleta, bailarina à empresária passei por muitos desafios. Fui acolhida pela família e tive muito apoio do meu marido. Aqui, agora, para uma plateia praticamente feminina, eu só posso dizer que façam muito networking e conexões e aproveitem esta oportunidade”.

De acordo com Deborah, o tempo é o maior ativo das mulheres. “Saber administrá-lo é um grande passo. Sempre desempenhamos vários papéis na sociedade e, por isso, sempre estamos nos diferenciando. Devemos ter orgulho de nossa trajetória”, observou.

 Ter propósito

Após resumir importantes fatos de sua vida pessoal e profissional, Andréa Barcellos Gauté disse que mesmo com tropeços e obstáculos, as pessoas devem ter propósitos. “A persistência nos dá a oportunidade de arrumar tempo e encaixar tudo seja na família, no negócio e na sociedade”.

“Cuidar da saúde mental e física, ampliar os olhares, compartilhar com a sociedade aquilo que se conquista e, principalmente, ser feliz com as escolhas são importantes para seguir essa longa trajetória e atingir o sucesso”, frisou.

 Espaço seguro

Alison Lubascher falou sobre a BPW Brasil, da qual é presidente até 2025, e disse que se trata de um espaço seguro, de suporte e empoderamento de negócios e experiências para mulheres. “A Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais reúne mais de 900 associadas no Brasil e desenvolve o potencial das mulheres profissionais e de negócios através da liderança, educação, network, mentoring, programas de empoderamento econômico, social e político”, conta.

Em sua apresentação, ela citou os três principais projetos desenvolvidos na BPW Brasil: “Março Mulher”, que desenvolve ações para que mulheres e meninas alcancem a igualdade de gênero em todos os segmentos; “Trabalho igual. Salário igual”, que realiza atividades voltadas para equiparar o salário de homens e mulheres, com a mesma qualificação, ocupando os mesmos cargos; e “Doando Vida”, que incentiva a doação de órgãos, tecidos, leite materno e cabelo.

De acordo com Alisson, a prioridade da BPW é “ser reconhecida como um celeiro de lideranças femininas, independente de raças e credos, atraindo e mantendo personalidades femininas da comunidade, a empoderando, proporcionando trocas de experiências e aprimorando o empreendedorismo”.

 Sucesso é ser feliz

Fundadora e presidente da Apetit Serviços de Alimentação, a quarta maior empresa do  segmento de alimentação corporativa, com a entrega de 147 mil refeições por dia, Marcia Manfrin, tem um lema, quase um mantra: “quero ser hoje melhor do que ontem; sucesso é o que vai chegar”.

Com este pensamento e mãos na massa, Marcia se diz uma mulher independente, mas que sempre busca a autossuperação. “Foi com fé, determinação, valores e disciplina que estou onde estou”, salienta.

Marcia acredita que hoje o grupo que comanda está entre as melhores empresas do Brasil porque “aceitamos as pessoas como elas são. Nós contratamos talentos. Não importam raça, orientação sexual, gênero”, frisou. “Nós transformamos vidas”.

A empresária acredita que a mulher deve fazer aquilo que lhe deixa feliz. “Comandar uma grande empresa, ser mãe e dona de casa em período integral, plantar flores. Deve ter um propósito. Não gosto do termo empoderamento, porque o sucesso está dentro de nós, dentro do nosso coração, e é aquilo que nos traz felicidade. É aquilo que nos realiza pessoalmente”, finaliza.

Texto: Básica Comunicações

Foto: Valterci Santos