- 17 de abril de 2024
- Por: Adriana Básica Comunicação
- Categorias: Atualidades, Cursos, Cursos e Formação, Eventos, Gestão
O evento que reuniu especialistas, gestores do setor e líderes das áreas para compartilhar conhecimentos, discutir tendências, promover networking e abordar temas relevantes em Recursos Humanos
Imaginem cerca de 1,2 mil pessoas em conexão, compartilhamento de experiência, troca de ideias durante 20 horas. E tem mais: 68 palestras, 7 painéis principais e 16 painéis simultâneos, jogos interativos e feira de negócios. Imaginaram?
Então, assim foi a edição de 2024 do Congresso Paranaense de Recursos Humanos – XVII CONPARH, promovido pela ABRH-PR e realizado nos dias 12 e 13 de abril, na Fiep (Campus da Indústria), em Curitiba.
Com o tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!”, o evento abordou conteúdos relevantes para a atualidade das organizações. A programação foi preparada para que os participantes conhecessem formas práticas para a perenidade do ecossistema.
Ainda absorvendo todo o conhecimento adquirido no evento deste ano, os participantes receberam a notícia para se prepararem. A décima oitava edição do CONPARH já tem data marcada: 22 e 23 de outubro de 2025.
Vozes de influências
Um dia antes do Congresso, 80 vozes de influências, responsáveis por sustentar o processo de transformação em empresas, participaram do Summit de CEOs e Heads de RH, encontro que deu o pontapé inicial para o XVII CONPARH. O evento debateu o impacto das tecnologias emergentes no trabalho e o legado das organizações e teve como convidado especial Francisco Milagres, fundador e CEO da Mirach Ventures.
Considerado um expoente no campo da inovação e do futuro do trabalho, Milagres proporcionou insights práticos e estratégias aplicáveis de como tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), podem ser utilizadas para impulsionar a inovação, a eficiência e a sustentabilidade em suas organizações.
Abordou a inteligência artificial, a robótica e a computação quântica e como essas tecnologias influenciam carreiras, competências futuras, modelos de negócios, cultura organizacional e estratégias de sustentabilidade. E também fez comentários sobre a responsabilidade das empresas de direcionar o uso das tecnologias emergentes para criar um futuro sustentável e ético, e discutiu o legado que os líderes desejam construir para as próximas gerações.
Presentes ao Summit
Além de CEOs e Heads de RH de grandes organizações, o Summit contou com a participação de Gilmar de Andrade (presidente da ABRH-PR), Charmoniks Maria da Graça Heuer (vice-presidente da ABRH-PR), Sônia Gurgel (presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR), Andréa Gauté (presidente do Comitê Temático do XVII CONPARH), Lucyanna Lima Lopes (uma das organizadoras do Summit e do XVII CONPARH), Odivany Pimentel Sales (superintendente corporativo da Fiep), Miguel Zacarias, (sócio diretor da Magicel Consultoria de Benefícios Corporativos, Riscos Corporativos e Seguros), Guilherme Vieira (diretor da Gazeta do Povo), Alessandro de Castro (superintendente do IEL) e Paulo Sardinha (presidente da ABRH Brasil).
Ecossistema em movimento
Cerca de 700 pessoas participaram da solenidade de abertura do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, o XVII CONPARH, realizada em 12.04, no auditório Mario de Mari, na FIEP – Campus da Indústria.
Compuseram a mesa de abertura do XVII CONPARH: Sônia Gurgel (presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR), Paulo Sardinha (presidente da ABRH-Brasil), Gilmar Silva de Andrade (presidente da ABRH-PR), Charmoniks Heuer (vice-presidente da ABRH-PR e coordenadora do XVII CONPARH), Ricardo Nanami (vice-presidente financeiro da ABRH-PR e coordenador financeiro do XVII CONPARH) e Andréa Gauté (diretora do Prêmio Ser Humano da ABRH-Brasil e coordenadora do Comitê Temático do XVII CONPARH).
Considerações
“Neste momento da história somos confrontados por desafios sem precedentes, por isso precisamos de uma resposta coletiva e coordenada. As evidências são claras estamos enfrentando uma crise ambiental que ameaça não só o meio ambiente, mas também o nosso bem estar e as gerações futuras”, destacou o presidente da ABRH-PR, Gilmar Silva de Andrade, em sua participação na abertura do evento.
Assegurou que “somos interconectados, o que afeta uma parte do mundo, afeta a todos. Todas as pessoas têm que ter acesso a condições de vida digna e sustentáveis, sem comprometer o nosso planeta”. Acentuou que as organizações possuem um papel crucial, “de liderar pelo exemplo, com práticas sustentáveis e soluções inovadoras. Isso é comigo e com cada um de vocês. Juntos podemos construir um futuro melhor para todos. Nosso planeta, pessoas e organizações dependem disso”.
“É muito bom ver a casa cheia. Depois de tanto tempo, estar presencialmente abrindo este CONPARH, me enche de orgulho, não apenas com o meu papel como presidente do Conselho Deliberativo, mas também como associada”, disse Sônia Gurgel.
“Desde o momento em que começamos a planejar este congresso, cada detalhe – da escolha do tema e dos palestrantes ao local do evento – foi pensado e repensado com imenso cuidado e atenção. Foram várias reuniões, muitas horas de discussão e colaboração, todas conduzidas por pessoas apaixonadas pela gestão de pessoas”, destacou Charmoniks Heuer.
“O objetivo sempre foi trazer uma experiência incrível, mapeando toda a jornada de desenvolvimento de pessoas na organização. Espero que vocês mergulhem nessa jornada transformadora, aqui no auditório principal, mas também nas quatro salas com painéis simultâneos. O evento deverá se consolidar como catalisador de ideias, experiências e práticas”, pontuou Andréa Gauté.
Espaço de compartilhamento
Acolher pessoas, realizar conexões, fortalecer as relações de networking, impulsionar oportunidades de negócios, divulgar ações e projetos. Tudo em um único ambiente: o stand da ABRH-PR no XVII CONPARH.
O espaço recebeu associados, palestrantes, patrocinadores e participantes do XVII CONPARH, e se consolidou como uma vitrine para a ABRH-PR divulgar seus produtos e gerar mais conectividade, movimentando o ecossistema de gestão de pessoas.
O stand da ABRH-PR também sediou o lançamento dos seguintes livros: “Liderança Espiritualizada: a humanização das organizações”, de Adilson Souza; “Inteligência Espiritual no Mundo do Trabalho”, de Adeildo Nascimento; “O Poder do E – carreira e maternidade”, de Paola Jagher e Karen Wasman; “A Gestão de Pessoas de A a Zen”, de Pedro Ramos; “Histórias Trágicas que se Tornaram Cômicas”, de Angela Wanke, Daviane Chemin, Sônia Gurgel; “Desaposentado: melhor agora”, de Armelino Girardi; e “Entre drones e dinossauros”, de 22 autores do projeto The Masters.
Sons da esperança
O primeiro dia do XVII CONPARH terminou com música, poesia e auditório lotado. No centro do palco Carlinhos Brown, cantor, compositor, artista visual baiano e empreendedor. Ele falou sobre “Sons da Esperança: música como instrumento de transformação positiva na sociedade”.
Brown ressaltou a importância da coletividade, da espiritualidade, e das pessoas. “Pessoas, empresas, planeta, isso é conosco, sem coletividade não seríamos nada. Qual a importância do meu servir? Tudo é importante diante do servir. Pessoas, a escolha perfeita de Deus para gerir recursos humanos. Esse país nasceu para educar a convivência no mundo, a convivência no lugar do trabalho é nossa linha mestra”, afirmou.
Ao contar sua história Brown lembrou que ao ver o surgimento de uma gangue, no Candeal, em Salvador (BA), onde vivia, decidiu criar uma escola no local, o Pracatum projeto que existe até hoje e que transformou o bairro e os moradores. “Hoje a iniciativa reúne 15 mil alunos formados, tocando com músicos do mundo inteiro. O descuido com o Brasil violento passa pela falta de atenção com a educação”, frisou.
Relacionando fatos de sua história de vida com o trabalho em empresas, Brown destacou a importância do tema do evento para construção coletiva de um mundo melhor.
Tem que ter coragem
A antropóloga, pesquisadora e professora Mirian Goldenberg participou do XVII CONPARH falando sobre “Trilhando o tempo: consciência, responsabilidade e a busca pela felicidade na carreira ao longo dos anos”. Com mediação de Gustavo Arns, a palestra foi um relato sobre envelhecimento, felicidade e trabalho no Brasil, pautado em uma pesquisa, realizada por ela, com 5 mil homens e mulheres, dos 18 aos 90 anos de idade.
Destacou que em sua pesquisa, a curva da felicidade sobe, especialmente, para as mulheres. Pois depois dos 50 elas se sentem mais livres. “Os momentos felizes são únicos, especiais e incomparáveis. Quando envelhecemos, você deixa de ter o corpo, mas passa a ter um bem maior: o tempo”.
Outra constatação da pesquisa refere-se ao medo de envelhecer. “As mulheres têm medo da invisibilidade social, da decadência da aparência e falta da liberdade. Já os homens têm medo da aposentadoria, pois o trabalho é uma fonte de prestígio, status e coleguismo.
Para finalizar, Mirian falou de três conceitos sobre essa fase da vida: velhofobia, velhoeuforia e velhautonomia. “O conselho que carrego para a vida: tem que ter coragem”.
Alegria e encantamento
O Coral e Musicalização do projeto da Associação Kazuco Akamine, Campina Grande do Sul (PR), encantaram e contagiaram com alegria os participantes do XVII CONPAH. A apresentação contou com canções que se alinharam com muita sintonia aos propósitos do evento.
Associação Kazuco Akamine foi criada em 2013 e realiza ações voltadas para atividades de arte e cultura, que visam a inclusão social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários da criança e do adolescente. Atualmente, atende 42 crianças em atividades de contraturno.
A Associação pretende ampliar os projetos e estender o trabalho para atender, de maneira direta, 72 crianças com idades entre 7 e 14 anos. O novo projeto prevê formação de orquestra, artes circenses, dança, artes manuais, biblioteca, horta, informática e palestras e seminários para familiares.
Transcender ao egoísmo
Ao falar sobre “realidade real e o papel indelegável de cada um de nós no jogo da vida”, um dos maiores especialistas em gestão e liderança do país, Oscar Motomura, fundador do Grupo Amke/Amana-Key encerrou as atividades do XVII CONPARH). Em sua apresentação disse que é preciso ser capaz de enxergar qual realidade é real: a do jogo da vida ou dos jogos humanos.
Motomura acentuou que trabalhar a realidade real significa conseguir revolver as questões mais relevantes da organização. “É necessário se conectar com outros mundos, que têm várias realidades reais. Todos nós temos uma responsabilidade grande de olhar a vida no seu todo, cheia de distorções, e fazer a diferença. Ajudar a fazer com que essa realidade efetivamente esteja evoluindo para o bem comum”, complementa. “Por isso, temos que buscar mecanismos de integração entre as pessoas para um ambiente de trabalho saudável”, observou.
Finalizou sua apresentação, pontuando que para elevar o nível de consciência, de buscar o melhor para si para o todo, ao mesmo tempo, é preciso transcender de si para o coletivo. “O jogo da vida a sustentabilidade do bem comum contra o egoísmo coletivo. É ajustiça social e econômica, integridade ecológica, respeito a todas as formas de vida, cultura da paz, da não violência, inclusão e democracia”.
Próximo congresso
Ao encerrar o XVII CONPARH, o presidente da ABRH-PR disse que tudo que foi compartilhado nos dias de evento deixou claro que “não haverá transformação sem que cada um assuma o seu papel, seja qual for a sua posição na sociedade, nas empresas e sobretudo no planeta”. Agradeceu a participação de congressistas, palestrantes, organizadores, equipe técnica, associados, patrocinadores, expositores pela dedicação e convidou a todos para a próxima edição do CONPARH: 22 e 23 de outubro de 2025.
Painéis do XVII CONPARH
A programação do XVII CONPARH reuniu especialistas de diversas áreas do segmento de gestão de pessoas, que apresentaram experiências e boas práticas, todas relacionadas ao tema central do evento: “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!”
A seguir a relação completa dos painéis, palestrantes e moderadores:
Pessoas, empresas e planeta em harmonia: um legado possível
Palestrantes: Breno Oliveira, Gladys Mariotto e Francisco Milagres
Moderadora: Andréa Gauté
Além dos números: mergulhando nas tendências ocultas da economia
Palestrantes: Jorge Prado, Heloisa Menezes e Daniel Cifu
Moderadora: Lucyanna Lima Lopes
A ciência da escolha: como selecionar talentos de forma eficaz
Palestrantes: Humberto Wahrhaftig, Andre Caldeira e Simone Turra
Moderadora: Leia Cordeiro
Onboarding: uma jornada de integração revolucionária
Palestrantes: Renata Portela, Dario Azevedo e Aline Gutierrez
Moderadora: Simone Cipriano
Colaboradores engajados, clientes encantados: a magia da jornada
Palestrantes: Patricia Bobbato, Samantha Leite Franco e Luciana Piva
Moderador: Luis Humberto de Quental
Universidade Corporativa: a revolução no aprendizado empresarial
Palestrantes: Ana Paula Valadão, Tania Mara Lopes e Marta Silva Neves
Moderadora: Adriana Karan
Navegando nas tendências globais da gestão de pessoas
Palestrantes: Pedro Ramos, Carla Caracol (online) e Daniela Rainha (online)
Moderador: Gilmar Andrade
Do tradicional ao extraordinário: desvendando a cultura organizacional do futuro
Palestrantes: Leandro Figueira, Renata Rezende e Niane Gonçalves
Moderadora: Cleila Lyra
Desafios e oportunidades: jovens construindo carreiras sustentáveis em um mundo em constante transformação
Palestrantes: Daniele Matos, Tais Targa e Gabrielle Zanon
Moderadora: Lilian Anacleto
Conectando corações e negócios: uma abordagem espiritual para o sucesso organizacional
Palestrantes: Adeildo Nascimento, Adilson Souza e Gustavo Arns
Moderador: Guilherme Kraus
Resiliência empresarial: navegando por mares de contradições com posicionamentos sólidos
Palestrante: Alberto Roitman
Moderadora: Sonia Gurgel
Sons da esperança: música como instrumento de transformação positiva na sociedade
Palestrante: Carlinhos Brown
Trilhando o tempo: consciência, responsabilidade e a busca pela felicidade na carreira ao longo dos anos
Palestrante: Mirian Goldenberg (online)
Moderador: Gustavo Arns
Conexões autênticas: como a diversidade impacta a cultura e o desempenho organizacional
Palestrantes: Patricia Molino, Milca da Silva e Claudia Malshitzky
Moderadora: Bia Santa Rita
Explorando as múltiplas inteligências a luz da neurociência, o papel vital das softs skills
Palestrantes: Katia Gaspar e Pedro Shiozwa
Moderadora: Mariana Reis
Saúde mental e a tríade do bem estar: nutrindo o corpo, elevando a mente e enaltecendo a alma
Palestrantes: Juliana Sardinha, Michelle Taminato e Ana Silvia Borgo
Moderadora: Caroline Ribeiro
Desvendando o comportamento para resultados extraordinários
Palestrantes: Erika Linhares, Luiz Gaziri e Ana Claudia Barbosa
Moderadora: Charmoniks Heuer
Liderança autêntica: inspirando pelo exemplo, aproveitando o melhor de cada um e deixando legados
Palestrantes: Cezar Almeida, Anna Mussi e Daniel Spinelli
Moderadora: Cirlene Werneck
Desvendando o amanhã: mundo em mudança e crescimento exponencial
Palestrantes: Sabina Deweik e Francisco Milagres
Moderadora: Daviane Chemin
Eco-Governança: um direcionamento para a jornada ESG
Palestrantes: Mariana Schuchovski, Ricardo Voltolini e Mauricio Chiesa
Moderador: Marcelo Pierobon
A teia da governança: estratégias para uma gestão eficiente em todas as fronteiras organizacionais
Palestrantes: Janete Anelli, Tiago Ayres e Anderson Godz
Moderadora: Susane Zanetti
Desafios humanos, soluções inovadoras: tendências na gestão de pessoas para os próximos anos
Palestrantes: Regina Castro, Vivian Sarmento e Adner Uema
Moderadora: Maria Almeida
Criando experiências significativas no processo de partida – desligamento humanizado
Palestrantes: Camille Nogueira, Ricardo Nanami e Luciana Ribeiro
Moderador: Armelino Girardi
“Realidade Real” e o papel indelegável de cada um de nós no jogo da vida
Palestrante: Oscar Motomura
Patrocinadores: Instituto Evaldo Lodi – IEL (ouro), Unimed, RB Benefícios (prata).
Nube, Mega Midia, Swile, Cia dos Estágios, Magicel, Paraná Clínicas Sulamerica, RH Gestor, Dental Uni, ADP, Human Robotics, Realize Hub, Senior Sistemas, CIEE Paraná, Nossa Saúde (bronze).
Expositores: Univers RD Gestão de Saúde, Preppo, RH Numbers, Amana Key, Alperman, GPTW, Papum, Collabsoul, Inova RH, Em Sí, Pilla Tech, Zero Waste Brasil, Humtech.
Texto: Básica Comunicações
Foto: Leandro Provenci